Guri de Cidade (2)

Venho de um tempo em que as companhias nacionais chegavam a Porto Alegre com o que se denominava teatro de repertório. Cacilda Becker e Walmor Chagas trouxeram, por quatro semanas seguidas, sessões de terças a domingos, quatro peças. E o teatro sempre lotado.

De um tempo onde ocorria o Festival Nacional Estudantil, sob a coordenação de Paschoal Carlos Magno. Dezenas de grupos estudantis chegavam para apresentar seus espetáculos, suas idéias avançadas, suas visões de um teatro fora do tradicional.

Os primeiros shows de música de que participei, no simpático teatrinho da República, eram de terça a domingo durante quase um mês. E gente voltando por falta de lugar.

Os festivais constituíam-se em grandes acontecimentos aguardados ansiosamente. Cobertura intensa da mídia, transmissões ao vivo de rádios e tevês. Todos queriam a chance de participar. Além das apresentações nos teatros ou ginásios havia as cidades de lona onde a alegria e as festas varavam as madrugadas.

Quem viveu estes tempos deve guardar deles boas lembranças.

Hoje as companhias teatrais chegam para se apresentarem por um final de semana. E olhe lá.

Na Casa de Cultura Mario Quintana, onde as temporadas teatrais eram de sexta a domingo, houve um tempo em que se pagava o mínimo para não se apresentar na sexta em função do prejuízo.

Trabalha-se duramente para se montar um show musical, busca-se patrocínio, espreme-se daqui e dali, ensaia-se um largo tempo, e, ao final, o resultado: uma única apresentação em um de nossos teatros.

As editoras publicam cada vez mais, porém, é bom que se diga, a grande maioria dos títulos são de autores estrangeiros. Segundo Luciana Villas-Boas sobra o percentual de 7% para os nativos.

Talvez eu esteja ultrapassado, mas, aqui no meu rancho, abrindo algumas caixas com recortes, a melancolia toma conta. Não se volta ao que se passou, não é por aí a solução.

Hoje os jovens abraçam o mundo graças à tecnologia, o que não é de todo mal. Mas, creio, a incomunicabilidade irá marcar os tempos que virão.

Anúncios

Deixe um comentário

Arquivado em Uncategorized

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s